terça-feira, 2 de julho de 2013

XII SINTA - Seminário Interdisciplinar de Administração

De 20 a 24 de maio foi realizado o XII SINTA, que compreende a Semana Acadêmica do Curso de Administração, uma ação prático-pedagógica voltada à promoção de intercambiar o conhecimento e fomento como faces de um saber diferenciado. Nesta edição, o tema proposto foi o Empreendedorismo: Ação Local como estratégia de crescimento empresarial, profissional e pessoal.

Você acompanha agora o balanço do primeiro dia do evento. Confira!


Auditório da Faculdade São Luís de França
Na atualidade do novo o empreendedorismo perpassa por todos os espaços formais e não formais, inclusive em ações inovadoras no tocante à inserção de desafios empreendedores para acadêmicos calouros, na construção da logística do evento e no cerimonial, como ação motivadora/empreendedora. Presente também nesta vertente, o desafio empreendedor que remete aos egressos da Instituição, enquanto empreendedores empresarias, profissionais e pessoais o encadeamento para a abertura da semana.
A abertura do XII SINTA convalidou o empreender como ação do querer, do aceitar desafios, do seguir em frente. Esta linha de raciocínio facultou ao grupo de acadêmicos uma singular e ao mesmo tempo plural "Ação Empreendedora", a Comissão Cerimonial, composta exclusivamente por calouros do 1º período, subdividida em grupos diários, trouxe para a realidade da turma, uma leitura dos desafios do Empreendedor.

Desafio e coragem, uma ação empreendedora. Acadêmicos do 1º período responsáveis pelo cerimonial.
Os palestrantes, em sua maioria formada por egressos são um capítulo especial neste evento que compreende na temática "Empreendedorismo: Visão Global e Ação Local" a oportunidade de discutir o tema, ressaltando o papel do administrador como agente empreendedor.

Muna Saleh Yssa - Consultora do SEBRAE
No primeiro dia do evento, Muna Saleh Yssa, egressa e Consultora do SEBRAE, trouxe como assuntos conectados ao tema: Os Desafios do SEBRAE, no sentido de transparência, flexibilidade, e maior responsabilidade para o administrador. Externou também o compromisso do SEBRAE na formação e manutenção de estratégias que contribuam para o desenvolvimento das pequenas e microempresas.
José Ednilson Bezerra e Hueder M. Souza, respectivamente Diretor financeiro e Direto Comercial da Consultoria Arquivar/Se, equacionaram os questionamentos acerca da gestão de documentos e do trabalho desenvolvido pela empresa no sentido da guarda, da funcionalidade, da aplicabilidade, de seguridade e principalmente da manutenção destes documentos.

José Wilson Macedo CostaAracaju/Escritório Visual
O palestrante expôs os benefícios do Escritório Visual como solução para garantir a economia nos gastos de aluguel e manutenção de um espaço comercial.

Finalizando a primeira noite, os presentes puderam visitar os estandes das empresas parceiras da instituição tas como: Ação Consultores; Aracaju Escritório Virtual; Arquivar Gestão de Documentos; Banco Santander Universidades; CIEE - Centro de Integração Empresa escola; Concessionária Honda; Maravilha Motos; Telefonia OI e TOTVS.

O inicio dos trabalhos da semana acadêmica previstos para semana de Administração trouxe para realidade da acadêmia o papel do administrador, com destaque para egressos da instituição, como empreendedores versados nas diferentes abordagens presentes no Empreendedorismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário